quinta-feira, 26 de maio de 2016

O PODER DE UMA MÚSICA

Estava pensando outro dia em qual teria sido o primeiro "mega hit brasileiro". Cada um vai ter a sua preferida ou imaginar que seja uma ou outra música. Mas lembro-me de uma que foi uma febre e veio da MPB. Eu era adolescente quando do seu lançamento e não havia uma cultura de difusão massiva ainda. Mas teve uma música que alcançou o status de hit absoluto: MORENA TROPICANA de Alceu Valença. Foi uma loucura o tanto que essa música foi executada. Nas rádios só dava ela. Na tv também. O LP saia como água. Imagino que o Alceu tenha ficado muito rico com essa música, que até hoje provoca frisson. Mas nada comparado ao que se deu na época do seu lançamento. Tenho até um caso engraçado que ilustra bem. Eu morava em Alvinópolis e sempre íamos a cidade vizinha Dom Silvério para a festa de Nossa Senhora da Saúde. Em Dom Silvério tinha um barzinho da moda onde a juventude se reunia. Nesse bar havia um som até bacana, com boa qualidade. Pois bem. Quando eles colocavam MORENA TROPICANA pra tocar, parece que a música mexia com as pessoas que começavam a dançar e a cantar junto. Quem conhece a festa sabe como ela acontece. Uma enorme multidão que fica circulando no centro da cidade. O sucesso da música era tanto, que o bar começou a colocá-la seguidas vezes e o efeito era sempre o mesmo. E as morenas tropicanas pelo Brasil afora tiveram uma injeção de autoestima como nunca antes na história desse país. Não me lembro de outra canção que tenha tido um efeito semelhante. Se você se lembra, conteste, comente ou deixe uma mensagem qualquer... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário