quinta-feira, 19 de junho de 2014

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

Há alguns séculos, Portugueses e Espanhois criaram o tratado de Tordesilhas e meiaram as Américas . Só que os anos se passaram. Fomos nos libertando do domínio colonial e nos reconfigurando. A América espanhola dividiu-se em vários países e a América Portuguesa manteve-se unida. Já repararam que os povos espãnicos da América do Sul esfacelaram-se em diversos estados? Por isso, temos Colômbia, Peru, Chile. Argentina, Bolívia, Uruguai, Equador, Guatemala, Suriname, México, Honduras, Costa Rica e Cuba. E temos os Estados Unidos do Brasil.  Os professores de história por certo poderão nos fornecer mais subsídios. Mas quero exaltar essa nossa capacidade de nos mantermos unidos. Muitos gostam de subvalorizar a colonização portuguesa. Mas os lusitanos nos deixaram esse belo legado. E olha que temos no Brasil povos de características muito diferentes. Quem conhece um baiano ou um gaúcho sabe do que estou falando. Parecem de planetas diferentes. Mas vestem o mesmo verde amarelo, cantam o mesmo hino e tem orgulho de serem brasileiros. De vez em quando a gente precisa se lembrar disso. O Brasil é uma construção histórica. O Brasil não pertence a nenhum partido político. Não precisamos odiar o país por que o Partido x ou y está no poder. O Brasil é dos brasileiros. Somos os Estados Unidos do Brasil. Vejam a nota antiga de 5 cruzeiros. Tá escrito acima:: REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL. É o que somos. Parabéns para nós.

COPA MARAVILHOSA

Que maravilha a copa do Mundo. Nenhum evento tem tanto poder de congraçamento mundial. Podem criticar a FIFA por muitas coisas, pelos gastos excessivos, pelo tal padrão Fifa elitista, pela corrupção, pela incapacidade de criar um bom espetáculo de abertura. Mas fizeram do futebol uma língua mundial. O que o sujeito não diz com o idioma, diz com a bola. Fiquei maravilhado com a invasão colombiana em Belo Horizonte. Que povo alegre, festivo, interativo. Passarei a olhar a Colômbia com outros olhos. Deu até vontade de conhecer a pátria do grande Gabriel Garcia Marques.E os Chilenos e Argentinos? Pra que rivalidade? Por que não a amizade? Eles não nos odeiam. Muito pelo contrário. E nós também os recebemos muito bem. Por isso estão hospedados em nossa casas ( Toca da Raposa e CT do Galo) Encontrei-me também com Argelinos na rua. Um povo alegre e maravilhado com o Brasil. Outro país cujas notícias não chegam muito pra nós. São muçulmanos e agradecem a Alah o tempo inteiro.  Encontrei-me também com Belgas, mas esses estavam bêbados demais pra qualquer conversa. O jogo entre Bélgica e Argélia no mineirão talvez tenha sido o que melhor refletiu o clima de harmonia entre os povos. Havia no mineirão bandeiras de diversos países. Festa linda. Ali se concretizava o ideal humano de paz entre as nações, através do futebol.

E O DAY AFTER?

A primeira coisa é uma espiada nas pesquisas logo depois da COPA. O governo conseguiu entregar os 12 estádios, todos maravilhosos. Os Brasileiros estão orgulhosos da copa. Resta saber se o Brasil será campeão. Se o Brasil cair em uma fase intermediária, cairá o ânimo do torcedor. Mas a memória do povo retém por pouco tempo. Estamos em junho. A onda da copa irá até no máximo julho. Vamos ver como prosseguirá o debate nacional entre os que acham que tá bom do jeito que tá e os que acham que precisamos mudar, pois tá ruim demais. Vamos ver quem vencerá. Isso em nível estadual e federal também. 

FESTIVAL DA CANÇÃO EM ALVINÓPOLIS

Se você é compositor ou músico, se tem um amigo ou amiga que tem uma banda, inscreva-se no FESTIVAL DA CANÇÃO DE ALVINÓPOLIS . A cidade já está na 34ª edição do seu festival. Mais informações podem ser obtidas no site www.festivalalvinopolis.com.br. O clima é muito bacana, com muita gente jovem, muitos músicos e artistas. 

FESTA DA CHITA JUNTO

O mais legal é que esse ano a Festa da Chita e o Festival serão feitos juntos. Quem for a Alvinópolis, além de ouvir muitas bandas e muitas canções, poderá conhecer a cultura da Chita, esse tecido que foi adotado pela alta costura, pelos profissionais de decoração e que faz a alegria do São João pelo país afora. 

NOVIDADE - FESTIVAL DE CLIPS
O Festival de Alvinópolis este ano está inovando. Além do festival de músicas vai ter um festival paralelo de clips. Os artistas que inscreverem suas músicas, também poderão se  inscrever na modalidade CLIP, mas não será obrigatório. A mostra de vídeos será independente. Inclusive, os artistas poderão se inscrever mesmo que não puderem estar presentes, fazendo sua inscrição e enviando seu clip para exposição no site. Os mais votados serão exibidos num telão no dia do festival. A votação para os melhores clips será via internet. A votação se encerrará na noite da final do festival de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário