sexta-feira, 21 de março de 2014

CALEIDOSCÓPIO CULTURAL


OS IRMÃOS FREITAS SÃO DIFERENCIADOS

João Freitas maneja sua câmera de um jeito próprio, sempre em busca do ângulo inusitado, do travelling perfeito, da alma que emana das coisas. Tem um olhar artístico diferente dos câmaras que simplesmente fazem vídeo institucional. Seu irmão, André Freitas é parceiro de todas as horas, seja nos vídeos, seja na música, seja nas produções de áudio e vídeo. Os caras são muito bons. Os excelentes trabalhos tem rendido muitos elogios e reconhecimento crescente por parte da sociedade monlevadense. Tanto que o João passou a ser colunista e parceiro do BOM DIA.

Video Prefeitura de São Gonçalo

Um dos vídeos mais bonitos vídeos institucionais que vi até hoje. Confesso que tenho um pouco de pavor da música IMAGINE pela sua recorrência nas festas de natal. Mas de forma incidental, como foi utilizado no vídeo, ficou muito bom. Só profissionais top de linha, uma computação gráfica orgânica, um bom texto e o muito talento espelhando a cidade. Parabéns a todos os envolvidos. Em tempo: João e André Freitas foram responsáveis pela trilha sonora e Bruno Guimarães pela imagens.

Souldusamba

Quando o Marco Aurélio que era da Banda Infocus me falou sobre o projeto do Souldosamba, não botei muita fé. É que eu já gostava do Infocus e pela paixão do Marco com a banda, achei que um segundo projeto não decolaria. Mas não é que o negócio deu certo? Há muito tempo que não víamos uma banda de Monlevade com agenda tão cheia. O rock anda meio em baixa, mas misturado com samba deu o maior pé.

Samyr e Semer

E por falar em samba, o disco de Samyr e Semer que estou produzindo em parceria com Rodolfo Mendes e excelentes músicos, está na fase de gravação de vozes. Em breve terei o maior prazer em colocar esse belo trabalho na roda

Morcegos e Verde Terra

Dois grupos de gerações diferentes de Alvinópolis estão se unindo para uma promoção comum: os Morcegos, conjunto dos ano 60 que fez muito sucesso tocando as músicas da jovem guarda e o Grupo Verde Terra, campeoníssimo em festivais de música. Será oportunidade de um encontro entre gerações distintas, mas que tem muito em comum.

CD do Verde Terra

O Grupo Verde Terra chegou a lançar um CD com 4 músicas do grupo que ficaram muito conhecidas. Uma dessas músicas é “Nós, os loucos”. Essa música tinha o forte refrão “Hoje o da lua não veio, hoje o da lua ficou. Foi muito tocada em rádio na época, juntamente com “Do Outro Lado do Espelho”, que em Monlevade tocou muito na voz do cantor Mauro Martins. O Verde Terra faturou um Festival em João Monlevade com a música Interior. Agora o grupo está se reunindo para produção de 15 das suas músicas compostas e ambientadas em Alvinópolis.

República dos Anjos

Cada banda tem sua realidade. O República dos Anjos é uma banda de músicos criativos que compõe suas próprias canções. Nunca fomos de tocar covers. Isso por um lado gerava dificuldades junto a contratantes. Mas fazer o que? O que move a turma da banda é a expressão artística. Estive reunido com Guilherme Fonseca, quando trocamos ideias sobre novas músicas e novas produções. Ideias novas é que não faltam. Resolvemos porém que vamos segurar a ansiedade e trabalhar em cima de um single. Vamos escolher uma música nova e lapidá-la ao máximo. Em breve terá música nova no pedaço.

Gilvan e Ryan

Emocionante ver o vídeo de Gilvan e Ryan tocando com Gino e Geno em Mariana. A dupla sertaneja, que é de Alvinópolis, foi muito bem recebida pela dupla considerada uma das maiores do país e foi convidada a participar do show. Gilvan e Ryan acabam de lançar a música “Vou te pegar e pah” que já está tocando nas melhores rádios de Minas.

Geral

Gostei do ver o vídeo com Júlio Sartori cantando “Paranóia”, que considero uma excelente canção (prefiro versão de estúdio mas o vídeo ficou legal). Legal também o vídeo com Isa Lelis cozinhando e cantando. Gosto muito das canções dessa menina. Principalmente das 3 primeiras músicas que produziu junto com João e André. Os trabalhos do Riopiracicabense Mike Santos também são muito legais. Os clips tem umas computações gráficas muito boas. Gosto bastante da Cilla Cordeli também. Voz diferenciada. Saudade da Banda Dirock, com Rogério Garanhão cantando Zé Ramalho. O Umbigo eu considero um projeto maravilhoso. Tomara que os músicos consigam levar o trabalho adiante. Sentindo falta de notícias sobre o The Mistake, Rosenblack, Derramaster, João Roberto e Ronivaldo, Amanda Alves, Maycon e Douglas. Fiquei sabendo que a Livvia Bicalho assinou com grande produtora mineira. Carla Lisboa é uma espécie de Tomb Raider da cultura de Monlevade, uma heroína abnegada que peita o mundo pra realizar seus projetos culturais. Sucesso pra ela e pra turma do Grito do Rock.O clip “Ella”, com João Freitas, Daniel Bahia, Letto  e bela modelo, pra mim ainda é o ponto alto em termos de vídeos produzidos em Monlevade. Arrebatador. O vídeo com a dupla sertaneja de raiz Dé e Badé também ficou sensacional. O Grupo Porão 71 de Alvinópolis anda detonando seu rock de repertório mutante, com uma qualidade vocal impressionante. A cantora Santa Barbarense Bruna Oliver anda arrasando por onde vai com seu Pop Rock com vocal impecável. Fez sucesso há pouco tempo na TV RECORD. A menina tem um visual e uma pegada rock muito interessantes Importante citar também o fotógrafo Marley Melo que tá cravando prêmio atrás de prêmio com suas belíssimas fotografias. Bruno Guimarães também arrebenta. Sergio Henrique também manda muito bem e Lutécia faz um espécie de diário de viagem( a vida é uma viagem). São olhos e almas famintos de beleza.

Cadê os festivais de música?


Nada melhor pra trazer á tona os novos cenários. Que eu saiba, só Alvinópolis e Rio Casca por perto é que fazem. Alvinópolis faz por heroicos 34 anos consecutivos. Monlevade deveria voltar a fazer o seu. É um evento extremamente barato que movimenta centenas de músicos. Please, prefeitos! Façam festivais!

Um comentário:

  1. Ainda bem que temos vc Marcos, que sempre revigora e divulga a cultura de nossa região. Estou aguardando o trabalho da Republica dos Anjos. Grande abraço

    ResponderExcluir