quinta-feira, 21 de novembro de 2013

2014 VAI SER SENSACIONAL

Não vou fazer coro com os pessimistas de jeito nenhum. 2014 será sensacional. O fato de termos a copa do mundo no Brasil vai nos colocar mais no centro do mundo do que nunca.Vejam o caso de Belo Horizonte.Vai sediar um grupo que ainda não foi definido.Virão países com suas culturas, suas torcidas, seus dialetos e costumes. Já imaginaram se vier a Itália, com a grande colônia que tem em Belo Horizonte? Outra notícia boa é que já tem duas seleções que ficarão concentradas em Belo Horizonte que são Argentina e Chile. A seleção argentina é mais badalada, mas a Chilena também vem muito bem, prova disso é que jogou de igual pra igual contra o Brasil no amistoso do Canadá. Imaginem o turismo para o interior do estado? Imaginem a Estrada Real sendo oferecida como roteiro turístico, favorecendo diversas cidades? Em nível nacional, ocorrerá o mesmo. Imaginem os olhares dos países sobre as riquezas turísticas dos nossos estados, nas modernas arenas, com a presença de todas as seleções campeãs mundiais? Será uma copa inesquecível!

OPORTUNIDADES

Haverá oportunidades para inúmeros profissionais, para tradutores, guias, com movimentos nos shoppings e feiras, aeroportos, rodoviárias, hotéis, restaurantes, indústrias, uma cadeia enorme será incrementada. 

SEGURANÇA

É uma grande incógnita. Não sabemos como o governo está tratando a questão. Sempre que há eventos de grande exposição internacional, preocupam as ações dos terroristas. E também dos marginais brasileiros, é claro. 

INFRA ESTRUTURA

Ainda falta muita coisa. Algumas obras estão atrasadas. Uma coisa é você  sonhar uma obra. Outra é fazer no tempo almejado. Quase sempre demora muito mais que o planejadol. É o caso das nossas rodovias. Nossa 381 poderia ter um interessante papel, como um corredor natural para a Estrada Real. Mas estará em obras durante a copa. Este é apenas um caso. Algumas obras do PAC, empacaram. Vejam o caso da transposição do Rio São Francisco.Até hoje não sei se a obra está parilasada mesmo, quais os motivos das interrupção, qual a situação do projeto, enfim, sente-se falta de uma mínima prestação de contas à sociedade, algo oficial e de credibilidade. E existem problemas também com os aeroportos, com outros detalhes também, mas ainda assim, confio que até a copa, tudo estará funcionando bem. 

O BRASIL PRECISA ANDAR

Que continuem jogando luzes nos porões da corrupção, investigando, julgando e punindo os delitos, mas o Brasil criativo, o Brasil que produz não podem parar. Não podemos em hipótese alguma ficarmos atolados num assunto que se formos pensar, por enquanto passa longe da gente. Vamos decidir algumas coisa mesmo é na hora do voto. Continuemos críticos e auto críticos, mas não a ponto de nos tornarmos pedras no meio do caminho. Sejamos pontes. 

ONDE ESTÁ A VERDADE?

Com tanta informação e contra-informação formatados como jornalismo-verdade, fica impossível sabermos quais são as verdades depuradas, comprovadas, deferidas. Nesta semana recebi alguns videos-denúncia com versões muito bem produzidas, uma criticando o governo em uma ação classificada como ditatorial e outra criticando e ridicularizando a crítica. Informação e contra informação o tempo inteiro. Tá faltando depuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário