quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sociedade dos clubes mortos e outros assuntos...

SOCIEDADE DOS CLUBES MORTOS

Em Barão de Cocais havia o Metalusina, que inclusive chegou a disputar campeonato mineiro profissional. Em João Monlevade tinha o Vigilantes, o BelgoMinas, o Vasquinho. Em Alvinópolis tinha o Pinga Rato, o AQB ( Aqueles Que Bebem), entre outros. Hoje vi a foto na internet de um time alvinopolense chamado Náutico. Vai saber o motivo, já que a cidade não tem mar, nem barcos, nem águas navegáveis. Imagino que a maioria das cidades da região tenha seus clubes que viveram dias de glória. Seria legal resgatar essas histórias. Quem se habilita? Marcelo Melo?

ALVINÓPOLIS DESACONTECENDO.

Passei perto do clube do PingaRato em Alvinópolis e fiquei chocado com o que vi. O prédio está em ruínas. Pra quem não sabe, trata-se de um dos clubes mais tradicionais da cidade, com história folclórica. O Clube social funcionava em casa de particulares. Certo dia, durante um baile, de um buraco no forro, começaram a cair vários ratinhos no salão. Embora o nome oficial do clube seja Original, o nome que pegou mesmo foi Pingarato, que perdura até hoje. Não sei de quando é a construção do clube, mas o abandono dói na alma dos alvinopolenses, principalmente daqueles que são da rua de cima. Por alguma razão o clube ficou inviável e abandonado. Uma campanha pela internet teve início para tentar salvar o clube. Vamos ver se aparecerão pessoas dispostas a ajudar de alguma forma a preservar esse dado cultural tão importante. Como diz o Dindão, tudo depende de coração. Sem coração, tudo perde o viço e morre.

ALVINÓPOLIS ACONTECENDO

Estive em Alvinópolis no último final de semana. Fiquei feliz com o que vi. Interessante como a cidade cresceu em termos de ocupação dos espaços. Novas ruas surgiram onde não havia nada. Interessante também que nas ruas centrais, as pessoas vem caprichando, com construções mais arrojadas, com acabamento de primeira, vários predinhos e dá pra ver que as pessoas melhoraram de vida. Mas a parte da administração da cidade pode melhorar e muito.Por exemplo, a parte externa do prédio da prefeitura está muito feia. Aquele portão de entrada tão enferrujado, dá uma impressão de desleixo para com a coisa pública. O Prefeito anterior João Galo Indio chegou a fazer uma reforma na parte interna que ficou muito boa. Fiquei sabendo que o novo Prefeito Milton vai fazer uma reforma definitiva, inclusive construindo mais dois andares, juntando toda a parte administrativa num mesmo local. Se fizer, será uma obra muito importante e vamos todos bater palmas. Uma prefeitura tão feia envergonha a todos os Alvinopolenses. O prefeito pode aproveitar também pra dar uma melhorada nas vias públicas. As ruas continuam esburacadas e isso vem de muitos anos. Em Alvinópolis, o que é privado tá tinindo, mas o que é público está pedindo socorro. Pelo menos existem perspectivas de melhorias. Que venham...

SAMBA EM ALTA

O pessoal da banda Soul Du Samba vem colhendo elogios por todos os locais onde passa. A mistura de samba e rock já foi tentada nos anos 70. Quem é da época se lembra de Lee Jackson, que cantava Rolling Stones e Beatles em ritmo de samba. Eu achava muito bom. Havia ainda o Trio Mocotó, o próprio Jorge Ben Jor que fazia um samba guitarrado. Mais recentemente tivemos o Farofa Carioca, Seu Jorge, o Monobloco e outros fazendo sucesso com o chamado samba rock. Até a mineira Tianastácia usou elementos do samba em suas composições. Mas ultimamente apareceu a banda Sambô que conseguiu retomar e popularizar a mistura de Rock com Samba. E o pessoal do Soul du Samba, formada por músicos que vem do pop e do samba, também resolveu fazer suas misturas que tem tido uma boa aceitação. O nome tem uma brincadeira interessante. Soul significa alma em inglês. E também é nome de um ritmo americano eternizado pelo grande James Brown. Sinal que pode ter até mais um elemento na mistura. Agora o pessoal do Soul Du Samba começa a reunir repertório personalizado e tudo indica que vai gravar um samba meu chamado “PELADA”. Diz respeito às peladas que todo mundo gosta de jogar. Tem uma brincadeira de duplo sentido que vocês vão sentir assim que a música for lançada.

SAMYR E SEMER: SAMBA DE FINO TRATO

Outro trabalho de samba que venho realizando é com os irmãos Samyr e Semer. Ai já é um samba mais tradicional, com influências que vão de Roberto Ribeiro, Benito de Paula, Luiz Airão, Originais do Samba e outros ícones. Estou produzindo em parceria com o genial compositor e arranjador Rodolfo Mendes.

QUEM DIRIA, HEIN?

O pessoal que conhece minha trajetória no rock deve estranhar esse meu elogio ao samba. O problema é que só conhecem minha onda rockeira, mas tenho outras verves. Antes do Rock eu era mpbeiro e o mundo da MPB tem o samba como sua matriz principal. Depois, o Samba e o Rock são negros, tem as mesmas origens. São até meio parentes. E convenhamos: todos os estilos tem seus suprassumos, sua mediocridade vendável, seus abaixo da crítica. Eu prefiro a música.

ACORDAR EM ALTO NÍVEL

Ter o Coral Alcântara, de nível internacional em um piquenique não é pra qualquer um. Isso aconteceu em Monlevade graças a ACORDAR CULTURAL, uma turma de pessoas abnegadas, devotadas, vocacionadas para as questões culturais em João Monlevade.

FESTIVAL DEMOCRATION

Estive reunido com um amigo produtor e conversamos sobre um Festival de Rock que deverá ocorrer em breve na região ( provavelmente em Alvinópolis). Cada banda vai apresentar 4 músicas, sendo uma cover e uma própria. Poderão entrar músicas em português ou inglês. As bandas serão votadas via internet e no local do evento. Não haverá júri, mas apenas votos populares. O nome Democration não é nenhuma apologia ao demo, mas por que será um festival democrático. Datas, premiação e regulamento estarão disponíveis em breve. Quem sabe DEMOCRAROCK fique melhor? Quem sabe nada disso? De qualquer maneira, as conversas estão evoluindo. Talvez devamos abrir uma enquete para escolhermos o nome. 

FILTROS

Precisamos cuidar dos nossos filtros. Recebemos muita informação pela internet. Ideólogos de esquerda e direita tem seus argumentos, todos embasados em testemunhos, todos com provas inequívocas de que estão certos em suas visões de mundo e também de suas estratégias e táticas para dominar os corações e mentes. E nós, pessoas comuns, somos invariavelmente seduzidos por esses discursos de ocasião. Ai eu lembro da figura de Salomão, que poderia pedir qualquer coisa a Deus e pediu apenas sabedoria e discernimento. É disso que estamos precisando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário