quarta-feira, 12 de junho de 2013

QUINTA FEIRA DECISIVA PARA A 381

Já pensaram a 381 toda desse jeito?

Amanhã, dia 13, as 9 da manhã, teremos a abertura das propostas de licitação da BR 381.
Houve o fatiamento dos trechos a serem licitados e cada trecho será licitado separadamente. As licitações acontecerão de amanhã(13) até o dia 17. 
Pelo que acontecer nessa primeira licitação, teremos uma ideia do que pode ocorrer no caso dos outros trechos a serem licitados. Embora que os trechos tem diferenças em termos de obras e intervenções, o que pode fazer com que haja  interesse maior ou menor por parte das construtoras. 

VÁRIAS ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES PRESENTES

Há quem considere oportunismo. E em alguma medida realmente é. Por outro lado, serão importantes as presenças desses grupos pró-381 para testemunhar não apenas a abertura das propostas, como monitorar todo o processo. Tomara que consigam seu intento. 

BANCADA MINEIRA 

A Bancada mineira já fez várias reuniões e vem se reunindo seguidamente para discutir a questão, tanto com o ex ministro Paulo Passos, como agora junto ao atual  César Borges. Há pouco tempo, a bancada promoveu  evento em Nova União, com a presença de diversos deputados federais e estaduais, uma espécie de prestação de contas do que haviam feito até agora.  Provavelmente se farão representar nessa quinta feira D. 

NOVA 381

Grupo liderado pela FIEMG que também tem se mobilizado pela Duplicação da 381. O grupo tem realizado diversas reuniões principalmente para os lados de Ipatinga, Governador Valadares, Caratinga. A FIEMG também criou um site muito bacana onde difunde as ações do grupo e mantém o público informado. O único porém é que tentei contato com o grupo e não me deram a menor bola.

MARCHA PELA VIDA

Movimento liderado pelo Deputado Federal Silveira, que foi diretor do DNIT e chama pra si os méritos pelo projeto executivo que será colocado em prática, no caso das obras começarem mesmo em agosto. 

COMISSÃO DE TRANSPORTES - DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também vai acompanhar a sessão pública do Ministério dos Transportes. Será pressão por todos os lados.

SEMINÁRIO SOBRE A BR 381 - NA SERRA DA PIEDADE

O Programa Vivendo a Estrada Real (VER) e a FIEMG Regional Vale do Aço vão promover o seminário Nova BR-381 e Estrada Real - Consolidando o destino ‘Entre Serras: da Piedade ao Caraça’. O encontro será realizado no dia 19 de junho. Acho super válido esse seminário, estrategicamente dois dias depois da data final das licitações. Com todos os detalhes, todas as informações, será interessante discutir os próximos passos, consequências, antecipar cenários e até articular essas redes  para melhores resultados.

A MILITÂNCIA ANTIGA

Tem uma turma que vem defendendo a causa da BR 381 há muitos anos. Esses podem estar no limiar de ver acontecendo aquilo que eles sonham há anos. A gente é que não se dá conta, mas muitos movimentos foram feitos. Pode ser que finalmente essa obra importantíssima realmente aconteça. 

A MILITÂNCIA VIRTUAL

Também importante. Existem aqueles que não tem poder institucional, mas que militam na rede, que difundem ideias e sentimentos. Essas pequenas atitudes criam uma rede fantástica , que acaba permeando toda a sociedade. 

O FIM DO DNIT

Existem rumores de que o DNIT vai acabar. Parece que o governo pretende criar departamentos diferentes para cuidar de cada tipo de transporte. Assim, haverá um departamento para rodovias, um para as ferrovias e outro para o transporte fluvial. Se for pra haver mais foco nas ferrovias, será muito bom. Ajudaria a livrar as rodovias dos caminhões carregados de cargas.

MONOTEMÁTICOS...MAS...

O Deputado Bernardo Santana me falou que agora temos de ser monotemáticos e ele tem razão. Mas humildemente, coloquei algumas ideias para serem discutidas em algum momento. Essas ideias estão no www.viva381.blogspot.com. Lá tem informações interessantes e principalmente ideias para diminuir o número de acidentes. Se você tiver alguma ideia interessante a passar, mande mim. Tem ainda o facebook onde podemos interagir pelo IDEIAS PRÓ 381. 

OS PINÓQUIOS DA 381

O ex ministro Paulo Passos e o Governador Anastasia  ganharam o troféu pinóquio, um reluzente um nariz de pau ( ou seria nariz de asfalto) pelas promessas gravadas e difundidas, quando chegaram até a fixar datas. Agora o Ministro César Borges repete o mesmo gesto. Prometeu a duplicação ainda pra agosto desse ano. Grande chance de ganhar o nariz de pau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário