sexta-feira, 22 de março de 2013

GUERRA SANTA???


PRECISAMOS REFLETIR MUITO

No Brasil é costume que as pessoas se ocupem com um assunto durante um breve tempo e depois abandonem. É esse afã da mídia de ter sempre assuntos novos pra abordar, até que a curva de interesse diminua. Os assuntos chegam, rendem muito noticiário e depois saem das pautas e caem no esquecimento. Mas alguns acontecimentos merecem ser debatidos por mais tempo. O recente episódio envolvendo o Pastor Marcos Feliciano nos leva a algumas reflexões importantes.

COMENTÁRIO MAIS QUE INFELIZ

O pastor Feliciano postou em seu twitter que "os Afrodescendentes são amaldiçoados por Deus". Num país que tem tido tanto cuidado em reconhecer a contribuição dos africanos para sua formação, onde um presidente foi á África pedir desculpas pelos anos de escravidão e tratamento discriminatório, onde o reconhecimento das desvantagens dos afrodescendentes com relação aos brancos no processo civilizatório gerou as quotas para os negros nas universidades, o comentário realmente não pegou bem

BLACK IS BEAUTIFUL

Os afrodescendentaes são supremos em termos culturais, citando apenas alguns negros geniais, temos Gilberto Gil, Pixinguinha, Milton Nascimento, Aleijadinho, diversos escritores e poetas. A lista é infindável. 

ARGUMENTO QUE JUSTIFICOU A ESCRAVIDÃO.

O Pastor Feliciano diz que buscou argumentos na bíblia para fundamentar a sua afirmação. Essa interpretação literal do livro sagrado levou a humanidade a muitos comportamentos bárbaros. Pela sua leitura, do continente negro só vieram pragas, deuses pagãos, comportamentos negativos e escravidão. Mas não seria exatamente este o pensamento que ofereceu argumentos para os conquistadores ocidentais, que utilizaram essa parte da bíblia como justificativa para escravizar, humilhar, violar a cultura dos negros por séculos?

TODA A NAÇÃO BRASILEIRA FOI AMALDIÇOADA PELO PASTOR

O pastor amaldiçoou toda a nossa nação miscigenada. Nossa etnia é resultado da mistura entre Indios, Africanos, Portugueses e depois, pelos povos de todo o planeta. Somos mulatos, cafusos, mamelucos e não aceitamos purismos parentes do nazismo.  

A TOLERÂNCIA É UMA MARCA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA.

Na questão dos homossexuais, a intolerância e a ferocidade do pastor também revoltou toda a nação. Somos uma país tolerante. Salvo um ou outro excesso, heteros e homossexuais sentam-se juntos  para beber, frequentam os mesmos espaços, sempre com bom humor e pacifismo. Não sei se existe um país mais democrático no mundo. Mas há quem não goste da democracia. Há quem prefira o radicalismo, o olho por olho, dente por dente, que nem os fundamentalistas islâmicos.

ESTÁ SENDO CHOCADO O OVO DA SERPENTE

Vejo a formação de blocos ideológicos juntando seus exércitos. De um lado os chamados progressistas, os liberais, aqueles que fazem parte dos grupos LGBT, os artistas, os que se sentiram incomodados com os excessos do Pastor. Todos começaram a se manifestar pela internet, Entupiram a rede de conteúdos, de piadas, de banners e saíram em manifestações pelo país, chegando a fazer passeatas e a lotar ruas e avenidas. Por outro lado,  evangélicos de várias correntes tomaram partido do Marcos Feliciano, afirmando que realmente a áfrica foi amaldiçoada e os homossexuais também. Para completar os desvarios do Pastor, ele chamou a igreja católica de fajuta, agridiu seus colegas políticos, cobrou dízimos com cartão de crédito, coisas no mínimo estranhas para quem prega contra os males do mundo. Não seria o capitalismo selvagem coisa do demônio? E há uma outra questão. Considerada a pressão, pode ser até que o pastor não aguente, mas nesse caso pode aumentar o ódio, e com ele, a possibilidade de uma escalada de revanchismos sem precedentes.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

Por enquanto os conflitos se deram no front das palavras. A temperatura está alta e alguns manifestantes se excederam um pouco. O próprio Deputado Jean Willis tem exagerado em sua fúria contra os evangélicos e os católicos. O estado é laico, mas as igrejas tem suas linhas de pensamento. O Jean não pode querer que as igrejas revejam suas posições na valentona. Ele deveria ter um comportamento mais temperado, mais racional. Sua postura raivosa não ajuda em nada e também incita a violência.  Qualquer excesso agora será graveto na fogueira, que pode virar fogaréu. O Pastor Feliciano inclusive mandou fazer um vídeo(http://www.youtube.com/watch?v=XylWZOMnjU4), em que procura virar o jogo, transformando seus desafetos, os grupos que discrimina em vilões...e quem assiste os videos e é sensível a essa interpretação radical da bíblia, poderá cerrar fileiras com o pastor. O vídeo é danado de inteligente num certo sentido. Procura focar em vários tipos de conservadorismo e convenhamos, alguns tipos de liberalidades propostos são no mínimo questionáveis. Mas daí até querer colocar todos no mesmo balaio? Se formos mesmo seguir ao pé da letra o pensamento do pastor, voltaremos à época medieval, com a queima dos homossexuais em fogueiras públicas e re-escravização dos negros. 

PAZ DE CRISTO

Já participei de lindos cultos ecumênicos. Sempre tive a esperança de que um dia, os homens se unam em nome do amor de Cristo, que relevem as diferenças para que todos possam orar juntos e trabalhar por um mundo mais justo. Por isso, meus amigos, desconfiem dos que propõem a beligerância. Peço que os amigos crentes não tomem as dores. A revolta com as atitudes do Pastor Feliciano não é contra os evangélicos, que sempre foram da paz e da concórdia. Que nessa hora, o nosso bom Deus possa conceder aos nossos líderes religiosos...e a nós também, o que foi concedido a Salomão: sabedoria e discernimento. A paz de cristo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário