sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CAMPANHAS 2012


MENSALÃO DO PT X MENSALÃO MINEIRO

O Mensalão do PT é nacional e atinge os Petistas do andar de cima. Já o mensalão mineiro pega só a tucanada de Minas. A briga promete. A tucanada repercute as maracutaias do PT nacional. Já o PT repercute as suspeitas tucanas nas gerais. O cerco começa a chegar em políticos próximos.Os tucanos paulistas devem estar se diverdindo com a história. Serra, Alkmim e companheiros devem estar morrendo de rir. Resta saber se alguém será punido. O que tem de bombeiros agindo na calada não está no gibi. Haja mala de dinheiro e cuecas-cofre neste país. No mundo maravilhoso da política tudo pode acontecer. De repente, um encontro numa casa tipo aquela do Palocci em Brasília, regada a wisck e um carteado, pra não dizer outras coisas e as coisas clareiam. Tem aquele ditado romano: aos amigos, tudo. Aos inimigos, o rigor da lei. Mas nada que não se resolva com algumas malas recheadas de azulinhas. 

RETA FINAL DAS ELEIÇÕES

Cada coligação tem  pesquisa com seu candidato à frente. Pesquisa registrada mesmo é artigo raro. Além do mais, pode até virar uma armadilha. Então, todos ficam na retranca. Vai que o resultado não é o esperado? Melhor pesquisas de mentirinha, pra iludir os parceiros e assustar a concorrência.  Quem tá na frente prega paz e amor. Quem tá atrás, tem de mandar chumbo e tentar encontrar um fraco para uma reviravolta. Na reta final, quem tiver mais fôlego ($) tem mais chances. Mas tem outras coisas que contam também. 

MACUMBEIROS E VIDENTES CONVOCADOS

Fiquei sabendo que a importação de macumbeiros, principalmente da Bahia, está em alta no mercado. Estão cobrando um preço altíssimo pela "assessoria". Pra fechar o corpo, 50 mil. Vem grátis no pacote um colete à prova de balas. Outros profissionais muito valorizados são os videntes. Há quem diga que acertam mais que os institutos de pesquisas. É o instituto DATACHUTE. Alguns vão no ângulo.

AS CURVAS

Os marketeiros ficam atentos às curvas. Se a curva do candidato for ascendente e ele tiver fôlego na reta final, tem grandes chances de vitória. Agora, difícil é reverter a velocidade vertiginosa da queda. Tem  candidaturas que largam muito na frente, vão perdendo força e  frear um bólido pesado em queda livre é tarefa pra gênios.  Mas tem marketeiro que dá nó em pingo d'agua. Verdadeiro Mister M, que faz mágica e consegue estancar a sangria.. Basta encontrar um escândalo, uma calúnia incontestável, que não dê nem tempo de responder, pra criar um reviravolta.  

FACEBOOK INCIPIENTE NA ELEIÇÃO

Sejamos realistas. Embora a internet seja a mídia preferencial da maioria dos jovens, o grosso do eleitorado passa longe de um computador. Continuam prevalecendo as estratégias e táticas antigas. A sola do sapato, os contatos pessoais, o corpo-a-corpo continuam sendo imprescindíveis. O grupo dos frequentadores da net, que se deixam influenciar ou que influenciam através do facebook e outros recursos, é muito pequeno. Tudo bem que a net influenciou na eleição do Obama. Mas embora sejamos emergentes, ainda somos um país de iletrados. Quem sabe daqui a alguns anos, com a geração "y" ascendendo de verdade? 

CULTURA

Fiquei muito honrado pelo tempo que passei na Fundação Casa de Cultura de João Monlevade. Foi uma oportunidade muito interessante e pude ver de perto a força cultural da cidade. Tá certo que ainda falta muita coisa, principalmente formação de público, mas o cenário é muito forte, com belas iniciativas e muito, muito talento. De qualquer maneira, depois da política, estarei de volta à cultura, que é que realmente gosto de trabalhar. Se Deus quiser, quero desenvolver boas parcerias com a galera de Monlevade e também de outras cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário