sexta-feira, 20 de julho de 2012

MÃE, O QUE É VOTO ?



ENQUANTO ISSO, AQUELA MÃE PROFESSORA ENCARAVA UMA PARTIDA DE XADREZ COM O FILHO INTELECTUAL PRECOCE E ENQUANTO ISSO IA RESPONDENDO A  MAIS UM FESTIVAL DE PERGUNTAS DESCONCERTANTES...

- MÃE, EXPLIQUE PRA MIM O QUE É O VOTO
- UAI MEU FILHO, O VOTO É UMA COISA MUITO IMPORTANTE EM QUE A GENTE ESCOLHE OS  POLÍTICOS QUE VÃO ADMINISTRAR O PAÍS, OS ESTADOS E AS CIDADES.
- AH TÁ...MAS TEM LUGAR PRA ENSINAR A VOTAR?
- NÃO TEM DISSO NÃO, MININO.
- MAS DEVIA TÊR. E SE A GENTE ERRAR?
- SE A GENTE ERRAR, SÓ CONSERTA DAQUÍ A 4 ANOS.
- TÁ VENDO? TINHA DE TER CURSO PRA APRENDER A VOTAR.
- UAI...VOCÊ PODE FICAR SABENDO DE TUDO ATRAVÉS DAS PROPAGANDAS, DOS PROGRAMAS DE RÁDIO, PLANOS DE GOVERNO.
-AH...MAS ESSAS PROPAGANDAS TODOS OS CANDIDATO TEM. NÃO DÁ PRA SABER QUEM É QUE VAI FAZER ALGUMA COISA.
- ENTÃO TÁ...VOCÊ ENTÃO ACHA QUE O POVO NÃO SABE VOTAR.
- SE SOUBESSE, NÃO IA TER MAIS GENTE MORRENDO. PORQUE NÃO FAZEM UMA LEI PROBINDO AS MORTES?
- Ô MEU FILHO. ISSO SÓ DEUS MESMO...
- MÃE. NAS QUE SERVE VEREADOR?
- UAI, PRA FAZER LEIS...EU ACHO.
- TÁ VENDO? A SENHORA PODERIA VOTAR NUM VEREADOR QUE CRIASSE UMA LEI PROBINDO AS MORTES.
- QUEM DERA, MEU FILHO. O POVO NUNCA SABE O QUE ESSE PESSOAL FAZ. AGORA, SE FOR PRA HOMENAGEAR ALGUÉM, PODE CONTAR. ELES ADORAM UMA TAL DE MOÇÃO.
-  MOCIONANTE, HEIN MÃE.ISSO É LEGAL HEIN? MAS QUEM ELES HOMENAGEIAM LÁ?
- QUALQUER UM, TIPO O ENCANADOR DO ANO, MELHOR TIRADEIRA DE CUTÍCULA, AQUELE VELHINHO QUE FEZ 115 ANOS MAS SÓ LEMBRA DE1997 PRA CÁ.
- NOSSA SENHORA.  E ESSES VEREADORES SÃO FORMADOS?
- QUE NADA...MUITOS SÃO ATÉ SEMI ANALFABETOS...
- ENTÃO TÁ . QUER DIZER ENTÃO QUE VOCÊS ADULTOS FICAM NO NOSSO PÉ, SÓ COBRANDO ESTUDO E VOCÊS MESMO NÃO QUEREM SABER DE ESTUDAR NÉ?
- CALMA. FELIPE. SÃO OS VEREADORES. ELES SÃO REPRESENTANTES DO POVO.
- MAS COMO, SE NÃO SÃO PREPARADOS PRA ISSO?
- É...VOCÊ TEM RAZÃO
- E OS PREFEITOS. PELO MENOS ELES SÃO FORMADOS NÉ?
- NEM SEMPRE. MUITOS SÓ FORMADOS NA ESCOLA DA MALANDRAGEM.
- NÃO ACREDITO.... COMO PODE UM SUJEITO SER PREFEITO SEM TER FEITO PELO MENOS UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?
- POIS É, NÉ MEU FILHO. É A DEMOCRACIA. MUITAS VEZES A PESSOA NÃO TEM CONHECIMENTO ACADÊMICO, MAS FORMOU-SE NA ESCOLA DA VIDA.
-MÃE. ASSIM VOCÊ ESTÁ FAZENDO O JOGO DELES. ELES NÃO QUEREM QUE NINGUÉM ESTUDE PRA FICAR MAIS FÁCIL DOMINAR.
- ELES QUEM, MEU FILHO?
- O SISTEMA, UAI.
- MAS QUE SISTEMA...O QUE VOCÊ ANDOU LENDO?
- UNS LIVROS ANTIGOS QUE O TIO LUDOVICUS DEIXOU AQUI...
- DEIXA EU VER...MARX, ENGELS, ORWELL, NITZSCHE, SARAMAGO...E VOCÊ LEU TUDO?
- TÔ É QUERENDO MAIS.
- MEU DEUS. ESTOU DIANTE DE UM FENÔNEMO.
- FABULOSO, MÃE. EU GOSTO É DO LUIS FABIANO.
- HEIN?
- NADA MÃE. VOCÊ NÃO IRIA ENTENDER...
- MAS ME DIGA UMA COISA, FILHO. DE QUE VOCÊ GOSTARIA. DE SER PREFEITO OU VEREADOR?
- ACHO QUE SER VEREADOR É MELHOR. O SALÁRIO É MENOS MAS A PRESSÃO É MENOR E O VEREADOR AINDA FAZ AS LEIS QUE O PREFEITO VAI TER DE CUMPRIR ... QUE DIZER, OS VEREADORES MANDAM NO PREFEITO.
- DEVERIA SER ASSIM NÉ.
- ALÉM DO MAIS, OS VEREADORES ESTÃO SEMPRE JUNTOS E O PREFEITO FICA MUITO SOZINHO.
- INTERESSANTE ESSA VISÃO. CONFESSO QUE NUNCA HAVIA PENSADO NISSO.
- MÃE...TEM UMA COISA QUE TÁ ME PERTURBANDO. SUPONHAMOS QUE CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE VOTAMOS ERRADO. TEM JEITO DE DESVOTAR?
- DE DESVOTAR NÃO, MAS SE JUNTAR MUITA GENTE, TEM JEITO DE IMPUGNAR. JÁ TIRAMOS UM PRESIDENTE ASSIM.
- DEVIA SER QUE NEM TREINADOR DE FUTEBOL., PERDEU 4 DIRETO TÁ FORA NÉ MÃE?
- FILHO, EU ENTENDO SUA INDIGNAÇÃO. A DEMOCRACIA É UM PROCESSO PENOSO, DOLOROSO, AS VEZES INJUSTO, MAS AINDA ASSIM É O MELHOR QUE A HUMANIDADE INVENTOU ATÉ HOJE.
- NÃO SEI NÃO VIU MÃE. SE FOSSE TÃO BOM NÃO COMEÇAVA COM DEMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário