sábado, 28 de julho de 2012

ADORO FRIO!!!

Há pouco tempo, li uma matéria dizendo que é um grande engano pensarmos que o planeta está aquecendo, que a tendência das massas é perder calor. Pode até ser. Mas sinto que em algumas àreas, parece que o frio diminuiu mesmo. Nesta semana, tive uma prova cabal disso. Estive de segunda a quarta em João Monlevade e a temperatura estava bem amena. Fui para Santa Bárbara e a temperatura também não estava alta. Fui para Belo Horizonte a a temperatura também estava temperada. Cheguei em Betim e também não senti queda expressiva de temperatura. Mas quando cheguei em meu sitio, que fica entre Betim e Esmeraldas, o frio estava demais. Dormi com algumas camadas de cobertores por cima. No outro dia, coisa rara, fui levantar as 9:30 e o frio dentro de casa estava muito forte. Abri toda a casa pra deixar o sol entrar, mas o frio ainda era grande. Só conseguimos nos aliviar quando saímos de casa e fomos "quarar" sol na estrada. Perto de onde temos sitio  passa um rio. Talvez esse frio esteja relacionado a este rio, cuja água vem da serra. A nascente fica numa região de muitas pedras, quer dizer, em altitudes maiores, imagino que o sofre um vento mais frio, que resfria a agua, que desce pelo rio e traz com ele a baixa temperatura, que gela até os nossos ossos. Daí não dá pra concluir em regiões menos úmidas, o frio tende a ser menor,afinal, os desertos são muito frios à noite. Mas pelo menos em nossa região, se tem muita água, fatalmente haverá frio. E pra ficar mais charmoso ainda, alguma neblina em suspensão. Aliás, adoro esse clima de frio. Esses dias estou tendo a oportunidade de vislumbrar cenários magníficos. Tenho trafegado pela estrada de terra que a gente pega para Santa Bárbara, que passa próximo a lagoa do Peti. Quando a gente passa pela manhã é uma delírio de paisagens de inverno, com neblina baixa sobre a lagoa, muitas sombras e muita luz. Se eu fosse um fotógrafo, faria uma viagem por essa estrada as 6:30 da manhã só para captar esses momentos mágicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário